Aproximadamente 150 internos, de ambos os sexos, do Conjunto Penal de Feira de Santana (CPFS) iniciaram seu ano letivo na manhã de hoje (17), com aula inaugural ministrada pelo diretor Regional de Educação do município, Carlos Alberto Moura Pinho.

São seis turmas, divididas entre os ensinos fundamental e médio, com aulas ministradas por 16 professores do Colégio Estadual Paulo VI, parceiro da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). Os alunos serão assistidos pelo método de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma modalidade específica da educação básica, cuja proposta é preparar essas pessoas para o exercício da cidadania e para o mercado do trabalho.

Os internos terão direito ainda a aulas de informática, através do projeto Informática na Escola.. Além disso, o projeto visa ajudar no processo de aprendizagem desses internos. Um laboratório com oito computadores foi montado no CPFS. Serão seis turmas, com 16 alunos cada. O critério de escolha foi de acordo com a escolaridade do aluno.

Na aula inaugural, Moura Pinho destacou a importância da educação para àqueles que estão privados liberdade. “Embora vocês estejam aqui, não deixaram de ser cidadãos, merecem e devem ter acesso à educação. Isso vai permitir que agreguem mais conhecimento”, disse o diretor.