Lideranças indígenas entregaram nesta sexta-feira (14), à secretaria da Justiça, Marília Muricy, o documento que formaliza o Conselho Estadual dos Povos Indígenas da Bahia (Copiba). O conselho tem como objetivo promover o reconhecimento, a defesa e a divulgação das culturas e direitos dos povos indígenas.

As negociações sobre a execução de ações nas áreas de saúde, educação, cultura, saneamento, habitação, agricultura e outras atividades de sustentação de cada povo indígena, foram destaques nas mesas de debate, ocorridas ontem e hoje, e tiveram como mediador o coordenador de Políticas Públicas para os Povos Indígenas (CCPI), da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Jerry Matalawê.

Durante a entrega, a secretária destacou a importância da criação do Conselho. “Esse é um momento especial para a Secretaria. É muito bom saber que estamos colaborando com as comunidades no sentido de resgatar a cidadania”, disse.
O resultado das mesas de negociação superou as expectativas dos organizadores do evento. Para Jerry Matalawê, a qualidade deste tipo de encontro com as lideranças indígenas mostrou a importância da criação de espaços de debate para políticas públicas voltadas para as questões ligadas aos índios.

Representantes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), da Secretaria de Desenvolvimento de Combate à Pobreza (Sedes), de Promoção da Igualdade (Sepromi), da Educação (SEC) e de Relações Institucionais (Serin) puderam acompanhar os procedimentos relativos às demarcações e a regularização das terras indígenas, além de estabelecer um intercâmbio entre entidades públicas e instituições públicas ou privadas.