Cerca de 15 comunidades indígenas Pataxó, Tupinambá, Pataxó Hã Hã Hãe, Kiriri e Tuxá – das cidades de Itamaraju, Rodelas, Banzaê, Camacã, Paulo Afonso e Serra do Padeiro – e representantes do Governo do Estado se reúnem amanhã e sexta-feira, a partir das 10h, no Marazul Hotel – Porto da Barra, para discutir a criação do Conselho Estadual dos Povos Indígenas da Bahia (COPIBA).
Mediadora entre as lideranças indígenas e o governo, a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) – através da Coordenação de Políticas Públicas para os Povos Indígenas (CPPI) – vai ajudar a debater e formalizar, nestes dois dias, uma minuta contendo as necessidades de cada povo. Este documento será entregue à secretaria Marilia Muricy na sexta-feira (14).
Segundo o coordenador da CPPI, Jerry Matalawê, além de servir como intermediária, a SJCDH vai dinamizar as ações que visam solucionar os conflitos sociais que envolvem as comunidades indígenas.
Representantes das secretarias de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), da Educação (SEC), de Promoção da Igualdade (Sepromi) e de Relações Intitucionais (Serin) também participarão do evento.