Um grande diálogo sobre as questões da juventude e as políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida dos jovens dos 19 municípios do Território Portal do Sertão. Assim pode ser definida a Conferência da Juventude do Território Portal do Sertão, que acontece na próxima sexta-feira (14), a partir das 8h, no auditório da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Para o evento, organizado pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), estão sendo esperados cerca de 600 jovens entre lideres das comunidades, representantes do poder público, prefeitos e secretários de Estado.

Durante a Conferência será feita a eleição dos delegados para a Conferência Estadual da Juventude, que será realizada em Salvador nos próximos dias 28, 29 e 30 e para Conferência Nacional, que acontece em Brasília, entre 27 e 30 de abril. “A Experiência do Território Portal do Sertão é uma referência na construção coletiva e no fortalecimento de ações de juventude. Essa será uma prática fundamental para a garantia de uma boa Conferência Estadual, com pluralidade de representação e efetividade nas políticas públicas”, afirmou Felipe da Silva Freitas, representante da Pastoral da Juventude na Coordenação Estadual da Conferência da Juventude.

A Conferência Estadual da Juventude deve reunir mais de 10 mil pessoas, em Salvador. Para isso, o Governo do Estado vem promovendo uma grande mobilização de jovens em toda a Bahia, por meio da campanha Jovem Gera Ação. As plenárias serão divididas em eixos temáticos e da etapa estadual sairão os delegados que irão representar o estado na Conferência Nacional. O ciclo de conferências está sendo coordenado pela Secretaria Estadual de Relações Institucionais (Serin).

Outro objetivo da Conferência é construir, em parceria com a juventude, um plano estadual capaz de oferecer aos baianos com idade entre 15 e 29 anos – cerca de 4 milhões, de acordo com o IBGE – políticas públicas que possam alterar o quadro social dos jovens.

Um levantamento do Índice de Desenvolvimento Juvenil (IDJ), da Unesco, revelou no ano passado, por exemplo, que a Bahia possui um dos piores indicadores de renda juvenil do país, superando apenas Alagoas e Maranhão. O índice nacional é de 0,348, enquanto o baiano é de 0,202, ficando na 25ª colocação. A pesquisa analisa itens como analfabetismo, escolarização adequada, qualidade do ensino, mortalidade por causas internas e renda familiar per capita.

Fazem parte do Portal do Sertão os municípios de Água Fria, Amélia Rodrigues, Anguera, Antonio Cardoso, Conceição de Feira, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Feira de Santana, Ipecaetá, Irará, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Estevão, São Gonçalo dos Campos, Tanquinho, Teodoro Sampaio e Terra Nova.