O estudante Deórgene da Cruz mora com a mãe, na cidade de Baixa Grande, localizada no território da Bacia do Jacuípe, distante 255 quilômetros de Salvador. Seu pai mora em São Paulo, onde trabalha e consegue o sustento da família.

Na manhã desta quarta-feira (12), Deórgene e mais 500 jovens de 14 cidades da Bacia do Jacuípe, participaram da Conferência Territorial de Juventude em Baixa Grande. No território que tem 32% da sua população analfabeta e 48% sem uma renda fixa – segundo dados do IBGE- educação e emprego foram os temas mais debatidos.

“O fato de educação e trabalho darem a tônica do debate reflete a real demanda do território e mostra que o processo de conferência é a escolha mais acertada no modo de elaborar políticas públicas para a juventude”, garantiu Éden Valadares, coordenador da conferência.

Para Déorgene, um outro agravante que atinge diretamente o cotidiano da juventude no território é a falta de espaço para o esporte e o lazer, sobretudo nos finais de semana. A ausência de espaços de convivência, de vagas no mercado de trabalho e de uma educação de qualidade reflete nos indicadores de violência e exclusão, de acordo com o secretário de Relações Institucionais, Rui Costa. “Precisamos garantir um conjunto de oportunidades para não perdermos o potencial e a inteligência de nossos jovens para o mundo do crime. Não existe cidade, Estado e nem país desenvolvido com índices tão grandes de analfabetismo”, afirmou.

Para ampliar o acesso à educação e qualificar os jovens do estado para o mercado de trabalho, o secretário lembrou que o governo da Bahia deve abrir, ainda este ano, 17 mil vagas em cursos profissionalizantes. Segundo ele, será respeitada a vocação econômica de cada região, com a implantação de cursos técnicos de acordo com as potencialidades dos municípios.

Os investimentos são aguardados pelo jovem Abraão Oliveira, 25 anos, de Capela do Alto Alegre. Ele está desempregado, e, por isso, não tem condições de concretizar o sonho de ingressar num curso pré-vestibular. “Espero sair da conferência com novas idéias e com a esperança de um futuro melhor”, afirmou.

A Conferência de Juventude da Bahia continua nesta quinta-feira (13), em Serrinha, sexta-feira (14), em Feira de Santana, sábado (15), em Cruz das Almas e no domingo (16), em Lauro de Freitas.