Para comemorar o Dia Mundial da Água que, neste ano, acontece no feriado de Páscoa (dia 22), a Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), autarquia da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), promove uma série de atividades ambientais integradas, no período de 24 a 29 deste mês, em Salvador.

O objetivo é chamar a atenção sobre a água enquanto bem escasso no mundo e despertar a reflexão da sociedade sobre a importância do cuidado e conservação da água, nas atitudes cotidianas, e a necessidade de proteção dos mananciais (rios, lagoas, nascentes).

As atividades Semana da Água começam na próxima segunda-feira (24), às 19h, com a abertura da exposição “Povo dos Rios”, do fotógrafo Álvaro Villela, no Espaço Gourmet, L1, do Salvador Shopping. A mostra ficará em cartaz até o dia 29, apresentando, em preto e branco, cenas do dia-a-dia das comunidades que vivem às margens ou no entorno do Rio Brumado, na Bacia do Rio de Contas, e do Paraguaçu.

A idéia é trazer para a cena urbana, um retrato da vida, da história e da inter-relação com a natureza, sobretudo com as águas, das comunidades tradicionais, como quilombolas, pescadores e marisqueiras. “A intenção é instigar o conhecimento e o entendimento. A partir daí, incentivar uma atuação de forma consciente no que se refere à defesa de nossa biodiversidade, a sustentabilidade ambiental e a valorização dos conhecimentos que as populações tradicionais guardam há séculos sobre os bioativos da nossa natureza”, comenta Villela.

Parque da Cidade

De 26 a 29, a programação acontecerá no Parque da Cidade, em dois toldos que abrigarão atividades lúdicas direcionadas ao público infanto-juvenil, contemplando, inclusive, estudantes de escolas públicas. Serão brincadeiras com mensagens de educação ambiental e proteção das águas e apresentações teatrais temáticas diárias, às 10 e às 15h. No mesmo local, será realizada uma exposição do fotógrafo André Carvalho, denominada “Somos Água”, com fotos sobre rios e cachoeiras do estado.

Também será exposto um dessalinizador da Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb). O equipamento transforma água salobra em potável para a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais do semi-árido baiano, retirando o sal da água captada nos poços tubulares.

Uma estação meteorológica móvel também será instalada para o repasse de informações sobre o monitoramento do tempo e do clima. No sábado (29), às 10h, o coral da Cerb fará uma apresentação especial com músicas relacionadas ao tema “Água”. Estão previstos ainda a exposição de uma cisterna aberta da Sedes, para mostrar seu funcionamento ao público, e de um equipamento da Sedir que transforma a umidade do ar em água.

A Companhia de Polícia Ambiental (Coppa) também fará uma apresentação do combate aos crimes contra as águas, a exemplo da Operação Carapeba na Baía de Todos os Santos.

Parque São Bartolomeu

A Semana da Água será marcada ainda por uma Caminhada Ecológica, no Parque São Bartolomeu, sábado, de 8h30 às 11h30, envolvendo alunos de escolas públicas municipais, universitários de gestão ambiental, moradores do entorno e a a Associação dos Amigos dos parque.

Haverá coleta de lixo, apresentação teatral, grupo de capoeira, dança afro-indígena, oficina com materiais reutilizáveis, exposição de pintura acrílica sobre tela com o tema água e plantio de mudas nativas. Encerra a programação, às 11h, o Coral da Embasa, apresentando músicas temáticas com a Orquestra Sinfônica dos Alunos das Escolas Municipais de Salvador.

No dia 28, serão divulgados os resultados da primeira campanha do Programa Monitora, que está avaliando a qualidade das águas dos 75 maiores rios do Estado.

Racismo Ambiental

Nos dias 27 e 28, acontecerá o “I Seminário de Justiça Ambiental pelas Águas: As Águas Não Têm Cor”, no auditório do Ministério Público Estadual, em Nazaré, de 8 às 18h. O Enfrentamento do Racismo Ambiental envolverá uma série de discussões com movimentos sociais, de classe e étnicos-raciais e representações de comunidades de várias parte da Bahia, do Brasil e da Bolívia. Para participar, é necessário se inscrever pelo e- mail: cerimonial@srh.ba.gov.br.

O diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Marcos Sorrentino, participará da roda de diálogo, dia 27, às 8h30, sobre Justiça Ambiental pelas Águas, tema que será exposto pelo diretor-geral da SRH, Julio Rocha.
Uma das lideranças indigenistas do Movimento da Guerra da Água, de Cochabamba, na Bolívia, Angel Hurtado, fará um relato de como os povos indígenas do seu país se organizaram contra a privatização da água na região onde mora. Esse movimento é uma referência pela luta da água como um bem universal para a humanidade.

Os outros temas que serão abordados são “O Combate ao Racismo Institucional”, “Os paradigmas do Racismo Ambiental”, “A organização social pela garantia do direito à água”, “A Saúde pelas Águas e Estratégia de Enfrentamento ao Racismo Ambiental: PPA Participativo 2008-2011-BA”.