O 22 de março, Dia da Água, foi celebrado neste sábado, no Parque da Cidade, com apresentações dos músicos Armandinho Macedo, Jussara Silveira, Carlinhos Cor das Águas e do grupo Matita Perê, evento que reuniu baianos e turistas de todas as idades. Até a chuva contribuiu para a realização, parceria entre a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), abrindo uma série de atividades programadas pelo governo do estado para a Semana da Água.

O cantor Carlinhos Cor das Águas lembrou da importância e das dificuldades do fornecimento de água. “É um recurso que vem de longe, limpa, tratada, tem flúor, cloro. Eu acho que é uma oportunidade para se comemorar o elemento como matriz da vida e atentar as pessoas sobre o uso deste que é um bem de todos”.

O casal parananense Vanderlei e Franciele Folador aprovaram a iniciativa. Para ela, além da escassez, outro problema é a má distribuição do recurso. Vanderlei disse que "é muito gratificante estar neste show organizado para que as pessoas possam se conscientizar da importância da água para o nosso futuro”.

A baiana Brenda e Roger Studer moram na Suíça e concordam que a preservação da água é essencial para a humanidade. “O Brasil tem tanta riqueza, água, lugares lindos, a gente tem que cuidar bem disso, não desperdiçar o recurso nem poluir os rios, os mares e lagos”, disse Brenda. Roger comentou que “a água é fonte de vida, assim como o ar. Precisamos preservar esses valores”.

Parque da Cidade

Segundo Armandinho a água é um bem da humanidade que precisa ser conservado. "Por isso, é bom ver essa galera reunida num lugar tão agradável em homenagem ao Dia da Água”, refletiu. O cantor Luciano Aguiar, do grupo Matita Perê, lembrou que “o Parque da Cidade é um dos lugares onde escorre a água divina, por isso é sagrado principalmente para o Candomblé”.

Jussara Silveira também achou adequada a escolha do local para o evento. “É um lugar lindo e deve ser cada vez mais freqüentado”, opinou. Para ela, o clima chuvoso fez parte da celebração à data. “Eu vou cantar em homenagem às águas doces e salgadas, para que as pessoas tenham consciência e economizem esse recurso que ainda é abundante neste país”, concluiu.