A Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura (Seagri), em parceria com o Grupo Integrado de Aqüicultura e Estudos Ambientais (GIA), vem desenvolvendo o projeto Puça (Programa Integrado de Manejo e Gerenciamento do caranguejo-uçá), que tem como objetivo recuperar as áreas de manguezal afetadas por declínio populacional. Nesta sexta-feira (28), às 10h, a empresa realizará o primeiro repovoamento oficial de caranguejo-uçá na Bahia, no Portinho de Acupe, região de Santo Amaro.

Na oportunidade, serão liberadas cerca de 200 mil larvas de caranguejo-uçá, a mais importante espécie do litoral brasileiro e que tem estoque reduzido drasticamente por conta de captura predatória e questões infectológicas.

A implantação do laboratório de reprodução do caranguejo-uçá está inserida no Plano de Ação para a Pesca e Aqüicultura, criado pela Bahia Pesca para desenvolver a pesca artesanal nas baías de Todos os Santos e Iguape.

O projeto Puça é dividido estruturalmente em duas partes – o repovoamento, com o objetivo de recuperar as áreas de manguezal afetadas por declínio populacional, e o treinamento e educação, visando a conscientização ambiental dos pescadores e marisqueiras, comerciantes e consumidores do crustáceo.