No Dia Internacional da Mulher, sábado (8), 400 jovens ouviram, em primeira mão, o anúncio da criação de 17 mil novas vagas para cursos profissionalizantes em toda a Bahia, como resposta aos dois principais anseios coletados nas plenárias da Conferência da Juventude já realizadas.

Além de palco para a excelente notícia dos secretários Ronald Lobato (Planejamento) e Rui Costa (Relações Institucionais) em prol da redução do desemprego e da melhoria da qualificação profissional, a conferência no Território do Vale do Jiquiriçá, em Amargosa, acolheu propostas de políticas públicas para a juventude que serão debatidas no final deste mês na etapa estadual.

Segundo Lobato, além das 17 mil novas vagas previstas para este primeiro semestre, este ano serão investidos R$ 9,9 milhões nos 21 municípios do território. “O que estamos propondo no Território do Vale do Jiquiriçá e em todo o estado é olhar para um extrato da sociedade entre 15 e 29 anos, o que corresponde a mais de 30% da população da Bahia, e propor uma mobilização e uma organização que sejam capazes de resgatar a cidadania e criar condições para construir o nosso futuro”, disse.

Costa declarou que esta é uma oportunidade de debater políticas públicas a serem implementadas pelos governos estadual e federal para abrir novas oportunidades aos jovens. “A nossa proposta é que os cursos profissionalizantes, que serão paralelos ao ensino médio, considerem o potencial de cada território para não destoar das necessidades do mercado de trabalho”, explicou.

Mas não são apenas os temas educação e emprego que interessam aos jovens. A estudante Malu Santos, 13 anos, perdeu a timidez e soltou o verbo: “Pela primeira vez estou participando de um evento desse e quero conhecer mais sobre a sexualidade e os direitos e deveres dos jovens. Acho importante o envolvimento de todos, porque estamos propondo escolhas para o nosso futuro”.

Malu, que se inscreveu no eixo Diversidade e Direito, também tinha as opções Educação e Cultura, Política e Participação e Trabalho.

Mobilização e expectativa

Para o coordenador da Conferência da Juventude, Éden Valadares, o interessante das plenárias territoriais é perceber que desde a elaboração do plano de governo os dois temas considerados prioritários na agenda da juventude baiana estão sendo confirmados. “Educação e trabalho. A combinação desses dois temas devem dar o tom da política estadual da juventude, seja pela qualificação profissional, seja pela inserção dos jovens no mundo do trabalho, ou ainda pela melhoria e permanência do jovem na educação pública de qualidade”, destacou.

Dados da organização da conferência indicam que o número de jovens mobilizados nas etapas territoriais deve chegar a 12 mil, superando o de participantes das plenárias do PPA Participativo, onde se discutiram propostas para a elaboração do Plano Plurianual 2008/2011.

Na opinião do prefeito de Amargosa, Valmir Sampaio, a expectativa da conferência territorial na cidade era grande, por causa do resultado positivo da etapa municipal, realizada em janeiro. “Durante os últimos 16 anos, ninguém chamou o jovem para discutir nada e vamos aproveitar a oportunidade para estreitar as relações com os jovens e com os municípios de todo o Vale do Jiquiriçá”, afirmou.