O procurador-geral de Justiça Lidivaldo Britto foi reempossado hoje (14) à noite como chefe do Ministério Público do Estado da Bahia. Ele faz o segundo mandato consecutivo, agora para o biênio 2008-2010. A solenidade, na sede do órgão em Nazaré, reuniu procuradores, promotores e funcionários do MP, além de autoridades de outras esferas de governo a exemplo dos ministros da Secretaria Especial de Políticas de Promoção Racial da Presidência da República, Edson Santos, e da Integração Nacional Geddel Vieira Lima, e do vice-governador, Edmundo Pereira, representando o governador Jaques Wagner. Segundo Brito, nesta nova gestão à frente do MP o principal objetivo será consolidar o papel da instituição não apenas como órgão de combate e punição, mas também por ações preventivas, a exemplo da campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. “Queremos atuar sempre a favor e em parceria com a sociedade na defesa de seus direitos”, afirmou.

Umas da metas de curto prazo do MP é implantar conselhos tutelares em todos os 417 municípios baianos até o final do primeiro semestre deste ano. Atualmente existem conselhos em 376 cidades. O vice-governador elogiou a atuação de Britto. “É um homem que, à frente do MP, vem prestando relevantes serviços aos baianos, contando com o apoio do Governo do Estado”, afirmou.

Britto foi o primeiro promotor de Justiça eleito para ocupar o cargo de procurador-geral. Membro do MP baiano desde 1991, ele iniciou a carreira em Camamu e Valença, tendo se destacado na carreira depois que se tornou o primeiro promotor de Justiça de Combate ao Racismo no Brasil.