Céu parcialmente nublado a claro e poucas possibilidades de chuva nas regiões do Recôncavo e nordeste, incluindo a cidade de Salvador e Região Metropolitana. É o que prevê o boletim meteorológico do Centro Estadual de Meteorologia da Superintendência de Recursos Hídricos (Cemba/SRH) para este final de semana (de sexta a domingo).

Uma massa de ar quente e seco predomina em toda a faixa centro-leste da Bahia influenciando as condições de tempo nessas regiões, onde as temperaturas máximas chegarão a 33ºC.

Chuvas continuarão ocorrendo, mas com fraca intensidade, nas regiões oeste, São Francisco, sudoeste e sul devido à influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul, que traz umidade da Amazônia, e de uma frente fria que avança pelo Sudeste brasileiro. Para as regiões da Chapada Diamantina e norte, a previsão é de céu parcialmente nublado com chuvas fracas em áreas isoladas.

Temperaturas elevadas, variando de 31ºC a 34ºC, deverão ser registradas nas regiões norte, oeste, Recôncavo, nordeste e São Francisco. As menores temperaturas, com mínimas variando entre 19ºC e 21ºC, serão registradas nas regiões da Chapada Diamantina e sudoeste.

As maiores ondas, com alturas máximas de até 1,9 metros, estão previstas para ocorrer no período da manhã e em torno da meia noite, entre as cidades de Porto Seguro e Salvador.

A redução da nebulosidade devido à atuação da massa de ar quente e seco deverá manter elevada à incidência de Radiação Solar em grande parte do Nordeste brasileiro, tendo como conseqüência os altos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV). Na maior parte da Bahia, o IUV estará no número 13, categoria considerada extrema conforme tabela da Organização Mundial de Saúde (OMS), o que requer cuidados especiais com a pele e os olhos.