CHEGADA: Base Aérea de Salvador
DATA: 13.03.08 (quinta-feira)
HORÁRIO: 16h45

O QUE É: Visita da secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, a capital baiana.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

VISITA: Condoleezza Rice chega a Salvador atendendo o convite do governador Jaques Wagner, que lhe apresentará as iniciativas desenvolvidas na área do turismo étnico-afro entre Bahia e EUA, além da Agenda do Trabalho Decente. Na capital baiana conhecerá os projetos sociais desenvolvidos em parceria pela Companhia de Energia Elétrica da Bahia (Coelba), a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) e o governo da Bahia.

PROGRAMAÇÃO: A secretária de Estado norte-americana desembarcará na Base Aérea de Salvador por volta das 16h45 e, às 19h30, participará de um jantar fechado, oferecido pelo governador, no Hotel Pestana, juntamente com empresários baianos e norte-americanos, ministros de Estado brasileiros, o prefeito João Henrique Carneiro, secretários do governo baiano, diplomatas e artistas. Na sexta-feira (14), às 8h, a secretária, o governador e comitivas visitam a igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho (Centro Histórico de Salvador), onde assistem a uma apresentação do coral da igreja. De lá, seguem para o Museu da Coelba, na Praça da Sé (Centro Histórico), para conhecerem projetos sociais. Em seguida, vão, a pé, ao Museu Afro da Bahia, no Terreiro de Jesus (Centro Histórico), seguidos pelo grupo infantil “Bagunçaço” (um dos projetos do convênio Coelba/Usaid) e capoeiristas. No Terreiro, está prevista uma apresentação do Olodum. Por volta das 10h, a secretária Condoleezza Rice embarca para Santiago do Chile.

TRABALHO DECENTE: A Bahia se destaca pelo pioneirismo mundial na construção subnacional da Agenda do Trabalho Decente. Em junho deste ano, a Agenda Bahia do Trabalho Decente será apresentada na reunião anual da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra.

TURISMO ÉTNICO-AFRO: Em agosto de 2007, na cidade de Cachoeira, no Recôncavo, foi assinado um convênio entre o Governo do Estado e o Ministério do Turismo, destinando mais de R$ 1.245 milhões para o Programa de Ação do Turismo Étnico Afro da Bahia, durante os festejos da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte. O convênio possibilitará o investimento em pesquisas para a elaboração de políticas públicas voltadas para o turismo étnico afro, além de ampliar os contatos com representações de empresários afros para a construção de pousadas e hotéis voltados para esse segmento do turismo. Em fevereiro deste ano, dirigentes da Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e da Bahiatursa participaram em Atlanta, Estados Unidos, de um encontro sobre turismo étnico-afro, com o objetivo de promover a Bahia como destino turístico, sendo agendadas algumas ações, como um fam trip com as 12 maiores agências desse segmento e um press trip com jornalistas e editores afro-americanos.

PROJETOS: As iniciativas da parceria Coelba/Usaid são voltadas para a geração de emprego e renda. O governo da Bahia, por intermédio das Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Conder), de Indústria, Comércio e Mineração (Sudic) e de Desenvolvimento Social, participa construindo prédios-sede de cooperativas e associações de moradores, cedendo pessoal especializado e no programa “Luz para todos”.

CENTRO HISTÓRICO: Durante a visita ao Pelourinho, o ministro Gilberto Gil apresentará a ação do Ministério da Cultura de preservação do Centro Histórico de Salvador, desenvolvida em parceria com o Ministério das Cidades e o governo da Bahia. Desde 2006, estão sendo recuperados 76 imóveis tombados pelo governo federal para que se tornem moradias populares.