A Agência Nacional de Vigilância da Saúde (Anvisa), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), informa que está mantido o cancelamento do registro do medicamento genérico Micofenolato de Mofetila, fabricado pela empresa Cellofarm Ltda., do Espírito Santo. O medicamento, que é um imunossupressor, teve o registro cancelado no dia 14 de novembro de 2007, por não adequar-se aos requisitos da legislação sanitária em vigor, particularmente no que se refere à comprovação de bioequivalência com o medicamento de referência CellCept.

A Divisa explica que todas as pessoas em tratamento com o referido medicamento genérico deverão procurar o serviço de saúde para receberem orientação quanto à substituição do produto. A Anvisa esclarece, no entanto, que os dados do Sistema Nacional de Farmacovigilância, dos últimos dois anos, não demonstram evidências da não eficácia terapêutica do produto.

Em outra resolução, a Anvisa determinou como medida de interesse sanitário, a suspensão da fabricação, distribuição, comércio e uso, em todo o território nacional, dos produtos Vigorofor – Tônico Revigorante dos Nervos e Músculos, Elixir de Vinagre de Maçã e de todos os demais produtos submetidos ao regime de vigilância sanitária, fabricados pela empresa Danatura Indústria e Comércio de Produtos Naturais Ltda., de Capim Grosso/BA, por não possuir registro/notificação e a empresa não ser detentora de autorização de funcionamento na Anvisa.