A Bahia será beneficiada com mais 54 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192). Amanhã (7), o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o governador Jaques Wagner, e o secretário da Saúde, Jorge Solla, participam da solenidade de entrega das ambulâncias, no auditório da Fundação Luis Eduardo Magalhães, no CAB, às 8h30.

Com a ampliação do serviço, a Bahia terá cobertura em todos os municípios que possuem mais de 100 mil habitantes, como determina a portaria 1.864 do Ministério da Saúde, com exceção de Teixeira de Freitas, cujo projeto ainda está em fase de conclusão.

O investimento do Ministério da Saúde na ampliação do SAMU-192 é de R$ 6.318.000,00. No ano de 2007, a Bahia, investiu R$ 9.928.800,00. Com esta ampliação o investimento previsto para o ano de 2008 é de R$ 16.714.800,00. O custeio mensal do SAMU é tripartite, sendo dividido em 50% do MS, 30% do Estado e 20% do Município.

Quatro novos serviços vão beneficiar 16 municípios. Regional de Guanambi (Guanambi, Caetité, Candiba, Malhada, Matina, Palmas de Monte alto, Pindaí, Urandi, Iuiu); Regional de Paulo Afonso (Paulo Afonso); Regional de Bom Jesus da Lapa (Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória, Serra do Ramalho, Sitio do Mato); Municipal de Senhor do Bonfim (Senhor do Bonfim).

O SAMU metropolitano de Salvador será expandido, atendendo, além de Salvador, Lauro de Freitas, Vera Cruz e Itaparica, os municípios de Candeias, Madre de Deus e Simões Filho. E no serviço Regional de Camaçari serão incorporados os municípios de Conde, Dias D`Ávila, Itanagra, Mata de São João, Pojuca, São Sebastião do Passé.