LOCAL: Auditório da Secretaria de Infra- Estrutura (Seinfra).
DATA: 06.03.08 (quinta-feira)
HORÁRIO: 8h30

O QUE É: Lançamento do Programa PermanecerSUS.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

PERMANECERSUS: Será desenvolvido em conjunto com o Programa de Qualificação da Atenção à Saúde no SUS (QualiSUS), visando a melhoria no atendimento nas unidades de urgência e emergência. Por meio da realização de uma escuta qualificada dos usuários e familiares, possibilita um serviço mais organizado, criando uma rede interna na qual o usuário tem uma maior resolução das suas demandas.

PROGRAMA: Tem como parceiras as Universidades Federal da Bahia (Ufba), Católica do Salvador (Ucsal), e do Estado da Bahia (Uneb). Estabelecerá uma relação entre a formação, a educação e o trabalho, promovendo ao estudante experiências extracurriculares, para implementar o acolhimento a pacientes e acompanhantes nas unidades de emergência dos hospitais do Estado da Bahia.

EFETIVO: Um total de 65 alunos dos cursos de medicina, enfermagem, serviço social e psicologia, cursando diferentes períodos entre o 4º a 7º semestre, participarão do programa. Neste primeiro momento, o PermanecerSUS será desenvolvido nos Hospitais Geral do Estado, Roberto Santos e no Ernesto Simões Filho.

PROCESSO SELETIVO: Foi realizado em duas fases: na primeira, foram considerados como potenciais candidatos os alunos cotistas e beneficiados pelos Programas Universidade para Todos (Prouni) e de Financiamento Estudantil (Fies). Já na segunda fase, identificou-se estudantes com perfil adequado para atuarem nas emergências dos hospitais.

METODOLOGIA: Foi pautada em atividades teórico-vivenciais, leitura e reflexão de textos didáticos e exposições dialogadas, além da utilização de recursos de abordagem grupal fundamentadas em dinâmicas de grupo e atividades sócio-dramáticas. Foram abordados conteúdos sobre o SUS, princípios e diretrizes; Rede SUS; HumanizaSUS, Escuta Qualificada; Acolhimento e Diretrizes do Programa PermanecerSUS, além de visitas às unidades da rede e avaliação final.

CANDIDATOS SELECIONADOS: Cumprirão uma carga horária de 20 horas semanais, distribuídas em 16 horas de atividades práticas e quatro de educação permanente em serviço. O aluno receberá uma ajuda de custo, auxilio transporte, assim como um seguro de vida e certificação no final do estágio, que tem duração de seis meses, prorrogável por mais seis.