A Universidade Estadual de Feira de Santana conseguiu a aprovação, pelo Ministério da Saúde, do Projeto Pró-Saúde Uefs – Enfermagem, Odontologia e Ciências Farmacêuticas – dentro do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Prosaúde).

Orçado em R$ 2,1 milhões, o projeto pretende adequar a formação profissional dos alunos da graduação e da pós-graduação à realidade do SUS, com o objetivo de melhorar o atendimento da saúde pública, como explica a coordenadora de Graduação da Uefs, Iraildes Juliano.

O trabalho de reorientação acontece por meio da implementação de ações e estratégias de integração ensino-serviço articuladas com a Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana. Durante três anos será dada ênfase à atenção básica, tendo por referência os três eixos estabelecidos pelo programa – orientação teórica, cenários de práticas e orientação pedagógica.

A coordenadora destaca que o apoio da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) tem sido estratégico para as transformações desejadas no processo de reorientação da formação profissional e fortalecimento da atenção básica no sistema local de saúde. Isto é possibilitado pela Política de Educação Permanente em Saúde, que vem sendo implementada no estado e da conformação da Rede de Integração Ensino-Serviço. Além da Uefs tiveram projetos aprovados, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Universidade Federal da Bahia.