A Secretaria da Saúde do Estado, através do Programa Estadual de Imunização, está dando início aos preparativos para a 10ª Campanha de Vacinação do Idoso contra Influenza, que na Bahia acontecerá entre os dias 22 de abril e 9 de maio. O objetivo é vacinar, contra a gripe, cerca de 1,3 milhão de pessoas com idade a partir de 60 anos.

Com a campanha, que vem sendo realizada desde 1999 pelo Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Saúde, pretende-se reduzir a incidência da gripe e complicações respiratórias na população alvo. Outro objetivo é reduzir as internações hospitalares por pneumonias, bronquites e outras patologias, bem como os efeitos de uma possível epidemia de gripe.

Conforme dados do Ministério da Saúde, desde o início das campanhas houve uma queda significativa nas hospitalizações por pneumonias e doenças bronco-pulmonares crônicas na população alvo da vacinação. A gripe é uma doença infecto-contagiosa, causada pelo vírus influenza e transmitida pessoa a pessoa através das vias aéreas.

Durante a 10ª Campanha de Vacinação contra Influenza, a vacina estará disponível em todos os postos e centros municipais de saúde e também nas unidades de Saúde da Família. No dia 26 de abril, Dia Nacional de Vacinação do Idoso, haverá também postos de vacinação fixos e volantes em locais de grande concentração populacional, totalizando 7,5 mil salas de vacinação em todo o estado.

Também durante a campanha, além da vacina contra a gripe, que deve ser aplicada em todas as pessoas com idade a partir de 60 anos, serão administradas, de forma seletiva, as demais vacinas do calendário básico do idoso – a dupla adulto, contra tétano e difteria, indicada para iniciar ou complementar o esquema vacinal; a vacina contra o pneumococo, indicada para pessoas acima de 60 anos que estão asiladas ou hospitalizadas, principalmente os pneumopatas, cardiopatas, diabéticos e outros, e que não tenham tomado a vacina há menos de cinco anos e a vacina contra a febre amarela, caso haja indicação.