Responsável por um dos mais atuantes serviços de transplante duplo de rim e pâncreas do mundo, o médico Marcelo Perosa de Miranda, dos hospitais da Beneficência Portuguesa e Albert Einstein, de São Paulo, profere palestra nesta quarta-feira (26), das 9h30 às 12h30, no auditório do Hospital Central Roberto Santos, abordando o tema Situação Atual do Transplante Duplo de Rim e Pâncreas no Brasil e no Mundo.

O evento marca o início de uma parceria entre as unidades hospitalares paulistas e a Secretaria da Saúde (Sesab), possibilitando que pacientes baianos que necessitam do transplante duplo de rim e pâncreas realizem a cirurgia em São Paulo. Outro objetivo é permitir que profissionais baianos que atuam na área de transplante de órgãos reciclem conhecimentos e adquiram experiência nesse tipo de transplante.

De acordo com o médico nefrologista Sérgio Presídio, coordenador do Serviço de Nefrologia do Hospital Central Roberto Santos, são potenciais candidatos ao transplante duplo de rim e pâncreas pacientes renais crônicos que também sofrem de diabetes. Ainda segundo Presídio, nos últimos cinco anos, o serviço coordenado por Perosa de Miranda no Hospital da Beneficência Portuguesa em São Paulo figurou entre os que mais realizaram transplante de pâncreas no mundo, totalizando 450 cirurgias. Em 2006, foi o serviço que mais transplantou pâncreas em todo o mundo.