“A média dos agentes nos dois anos do nosso governo foi de reajuste acima de 20%, portanto, acima de 11% de ganho real”, afirmou, nesta segunda-feira (31), o governador Jaques Wagner, após a solenidade na qual recebeu o título de Cidadão de Salvador, na Câmara de Vereadores. Sobre a decisão do Poder Judiciário, de declarar a ilegalidade da greve do Sindicato dos Policiais Civis (Sindipoc), o governador lembrou que na democracia o limite da autoridade, do governador e do líder sindical é a lei.

“O (Poder) Executivo tem que preservar a legalidade. Então, as coisas têm que ser feitas dentro da lei. A lei prevê para setores essenciais todo um ritual, que não foi cumprido. Não há nenhum espírito de provocação, mas a ordem será mantida”, disse o governador, sobre a ação que pediu a ilegalidade do movimento deflagrado pelo Sindipoc.

O governador disse, ainda, que busca a valorização do servidor público estadual, sempre, mas, também, exige que o funcionalismo ofereça o melhor serviço à população, que é quem paga os salários, inclusive o dele. “A greve é um direito, mas estranhei, porque a mesa de negociação teve um trabalho longo”, falou, assinalando que no ano passado foi dado um reajuste maior para quem recebia abaixo do salário mínimo. Para ele, a greve foi “inoportuna e intempestiva”, e por isso foi declarada ilegal.