A Polícia Civil, que vem intensificando o combate à pirataria na Bahia, apreendeu, nesta quarta-feira (12), mais de 5 mil DVDs e CDs pirateados, em três fortes pontos do comércio ilegal em Salvador. A operação foi realizada em um dos acessos à Estação da Lapa, próximo ao prédio da Seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/BA) – e no bairro de Cosme de Farias. Ali os agentes do Grupo Especializado de Proteção à Propriedade Intelectual (GEPPI) detiveram sete vendedores ambulantes, dentre eles Joélio Sodré de Souza, 27 anos, foragido da Justiça do município de Iaçu, onde tem um mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas.

A Polícia informou que mais de 200 mil DVDs e CDs piratas foram apreendidos em 2007 e, este ano o número de apreensões já chega a 70 mil. As operações objetivam também identificar os responsáveis pela produção clandestina.

Alguns fornecedores já foram presos e outros estão sendo identificados. Os DVDs e CDs apreendidos serão utilizados como provas da prática do crime contra os vendedores e respectivos produtores, sendo posteriormente destruídos. Os ambulantes detidos vão responder por crime contra a propriedade intelectual. À exceção de Joélio de Souza, encaminhado ao Departamento de Polícia do Interior (Depin), os demais foram liberados.