Uma grande quantidade de peças furtadas de poços de petróleo ativos e inativos, localizada nas regiões de produção da Petrobras na Bahia e avaliada em mais de R$ 6 milhões, foi apreendida nesta quinta-feira (6) por policiais da Delegacia de Catu, em um depósito subterrâneo localizado na Travessa José Visco, no bairro do Pioneiro, naquele município. Ali foi preso José Edvaldo Costa dos Santos, 39 anos, filho do dono do depósito, identificado como Francisco de Paulo dos Santos e também conhecido por Maranhão, que está foragido foragido.

As peças, principalmente válvula, cabeça de poço e perfuratriz, eram frutadas por uma quadrilha especializada e vendidas a Maranhão, segundo informou o a Polícia. As investigações, que resultaram na descoberta do depósito, foram intensificadas após a constatação do aumento do número de queixas relativas ao furto de material da Petrobras e empresas subsidiárias que atuam nos poços de petróleo localizados em Catu, a 80 quilômetros de Salvador, e nos municípios de Pojuca, Araçás, Esplanada e Entre Rios.

A Polícia informou parte do material furtado, notadamente válvula e perfuratriz, era reformada em uma oficina situada na Rua do Sabiá, 18-A, em Vista Alegre, no subúrbio de Salvador, e vendido para as empresas vítimas da quadrilha, a exemplo da Petrobras. Na oficina foram encontradas várias válvulas reformadas e pintadas.

Para dificultar a localização, os criminosos fecharam a entrada do depósito com uma placa de cimento, dando a impressão de ser uma simples parede. José Edvaldo, filho do dono do depósito, foi autuado em flagrante por crime de receptação. Francisco de Paulo e outros integrantes da quadrilha, cujos nomes estão sendo mantidos em sigilo para não prejudicar as investigações, estão sendo procurados pela Polícia.