Policiais da Delegacia de Pojuca descobriram a autoria de dois latrocínios, ocorridos na zona rural do município, com a prisão de cinco homens, quatro deles integrantes de uma mesma quadrilha. O crime mais recente aconteceu no sábado (1º), tendo como vítima o motoboy José Luís Gonçalves, assassinado com um tiro de revólver na cabeça, na Fazenda Rio Fundo. Cinco dias antes, Manoel de Jesus Santos foi morto com um tiro de pistola no peito, em sua propriedade rural, na localidade de Miranga.

Também está preso na delegacia, Edvaldo Soares do Vale, autor do tiro de pistola que matou o proprietário rural Manoel de Jesus Santos, no dia 24 de fevereiro deste ano. Quando tentava assaltar o agricultor em sua roça, na localidade de Miranga, com dois comparsas já identificados pela polícia, Edvaldo recebeu um tiro de “garruncha” disparado pela vítima, que acabou sendo alvejada com um disparo de pistola, deflagrado pelo assaltante. Manoel de Jesus morreu no local.

O acusado que está à disposição da Justiça, na delegacia, saiu há dois meses do Presídio de Valença, onde cumpria pena por roubo. Ele integra uma quadrilha responsável por diversos assaltos a mão armada contra mercadinhos e padarias em Simões, Filho, Camaçari, Dias D’Àvila e Pojuca .

Segundo o delegado Madson Santos Barros, o autor do disparo contra o motoboy foi preso ontem (4), no município de Mata de São João. Trata-se de Carlos da Silva Araújo (Miagra), capturado juntamente com os comparsas Jussiê da Silva Araújo – flagrado circulando com a motocicleta roubada da vítima – Robert dos Santos Dantas e Antônio dos Santos Araújo, este fornecedor do revólver usado no crime e de uma escopeta calibre 12, também apreendida com a quadrilha. As armas são da fazenda onde Antônio trabalhava.

Sábado passado, José Luís Gonçalves fora solicitado por “Miagra” para transportá-lo na motocicleta Honda, modelo Fan, de cor preta, do centro de Pojuca para a Fazenda Rio Fundo, na zona rural. Chegando ao destino combinado, o assaltante deflagrou um tiro de revólver, calibre 38, na cabeça do motoboy, que morreu instantaneamente. De acordo com as investigações, “Miagra” e os três comparsas foram vistos por várias pessoas num ponto de mototáxi, tentando convencer José Luís a aceitar a corrida.

Indiciados em inquérito policial por latrocínio, porte ilegal de arma e formação de quadrilha, Carlos, Jussiê, Robert e Antônio estão custodiados na Delegacia de Pojuca à disposição da Justiça Criminal. Com o autor do disparo, a polícia apreendeu R$300,00 roubados da carteira do motoboy, cujos documentos pessoais foram jogados num rio. “Miagra” confessou que a documentação da motocicleta, comprada pela vítima poucas horas antes do crime, ficou com Ataíde Pereira dos Santos, apontado como o líder do bando e, no momento, foragido.