Uma quadrilha de estelionatários que agia na Bahia e em outros estados do país, foi desarticulada, ontem (6) por policiais da Delegacia de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Dreof), com a prisão de quatro pessoas em um edifício situado na rua Miguel Bournier, na Barra.
Os cearenses Francisco Jurandir de Lima, 26 anos, e Renato Lemos dos Santos, 25, o piauiense Álisson Santos Oliveira, 31, e o técnico em informática André Araújo Rodrigues, 24, natural de Rondônia, vinham clonando cartões de correntistas de vários bancos, principalmente do Bradesco, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.
Com os estelionatários, foram encontrados equipamentos usados na fraude, como uma máquina de gravar cartões magnéticos, conhecida como “mosquitinho”, uma filmadora, um notebook, uma impressora e 51 cartões, sendo 15 em branco e 16 “clonados” do Bradesco, 19 da Caixa Econômica Federal e um do Banco do Brasil. Os acusados foram apresentados, hoje (7), à imprensa, na sede da Dreof, no Complexo Policial da Baixa do Fiscal, pelo delegado titular Márcio Alan de Oliveira Assunção.
Segundo informou o chefe do Serviço de Investigação (SI) da Dreof, Antônio Jorge Brandão, no momento da abordagem, uma mulher identificada como Fernanda Oliveira da Silva, 28 anos, apontada como motorista do grupo, estava numa lanchonete em frente ao apartamento alugado há 15 dias pelos comparsas e, ao perceber a presença da Polícia, acabou fugindo.
O golpe
Utilizando-se de recursos da informática, os estelionatários instalavam a máquina de gravar cartões nos caixas eletrônicos, de modo que não fosse vista por clientes ou funcionários. Enquanto o “mosquitinho”, fazia a leitura das informações dos cartões, uma filmadora gravava a senha digitada pelo correntista. Cerca de duas horas após o golpe, eles retiravam os equipamentos e, usando um computador, clonavam os cartões.
Ontem, às 11h, ao fazer uma inspeção num caixa eletrônico instalado em um supermercado, na Avenida Antônio Carlos Magalhães, um funcionário de um banco percebeu algo estranho na máquina e denunciou o fato à Dreof. Os policiais iniciaram as investigações e, no início da noite, o grupo foi preso na Barra.
O mais recente golpe da quadrilha aconteceu há 13 dias, quando sacaram R$ 12 mil em um caixa eletrônico, no Mercado Modelo, na Cidade Baixa. Custodiados desde ontem, na sede da Dreof, todos foram autuados em flagrante por furto, estelionato e formação de quadrilha, pelo delegado Márcio Alan Assunção. Fernando Oliveira da Silva, motorista do grupo, continua sendo procurado.