Uma quadrilha envolvida em desvio de cargas foi desarticulada, no município de Guanambi, por policiais da 22ª Coordenadoria Regional de Polícia, que surpreenderam o comerciante Eli Batista Câmara, 37 anos, e os caminhoneiros Heleno Araújo Souza, 44, e Aledir Vales Dourado, 53, descarregando um grande lote de óleo vegetal num depósito no bairro de Santo Antônio.
Os agentes prenderam ainda um outro caminhoneiro, Osmar Batista da Silva, 44, no município de Bom Jesus da Lapa, e o recambiaram para Guanambi. Segundo delegado André Luiz Serra, a carga de óleo avaliada em R$ 90 mil, saiu da cidade de Rio Verde, em Goiás, com destino ao Estado do Pará, sendo desviada para Guanambi, no sudoeste baiano.
“Os desvios aconteciam no percurso, quando o motorista deixava a mercadoria em um determinado lugar combinado com os comparsas, que simulavam um assalto. Em seguida, um boletim de ocorrência era registrado numa delegacia de polícia da região, a empresa era informada do ‘roubo’ e o seguro acionado”, contou o delegado.
Trazidas para Guanambi, as cargas desviadas eram repassadas sem nota fiscal para alguns estabelecimentos comerciais por preços abaixo do mercado. Autuados em flagrante por formação de quadrilha e estelionato, Eli, Heleno, Aledir e Osmar estão custodiados na sede da 22ª Coorpin, à disposição da Justiça Criminal, juntamente com a carga apreendida. Dois goianos, apontados como líderes da quadrilha, estão sendo procurados.