Doze pessoas envolvidas com o tráfico de drogas na região do Baixo Sul baiano foram presas durante a “Operação Jericó”, deflagrada simultaneamente pela Polícia Civil nos municípios de Gandu e Valença. Com a quadrilha foram apreendidos cerca de dez quilos de maconha, mais de 150 pedras de crack, certa quantidade de cocaína, duas motocicletas Honda Strada e uma caminhonete Montana, além de 2.833,900 dólares, 935 euros e R$ 5.700 em cheques.

Após 90 dias de investigações, agentes da 5ª Coordenadoria Regional de Polícia (5ª Coorpin/Valença), em parceria com o Departamento de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), cumpriram 11 mandados de busca e apreensão e de prisão em Gandu, expedidos pela juíza Kátia Sueli Dantas, e um na localidade de Guaibim, expedido pelo juiz Alessandro Pitágoras, da Comarca de Valença. Acompanhada pelo chefe da Polícia Civil, delegado Joselito Bispo da Silva, a operação contou com o apoio da Superintendência de Inteligência (SI), da Secretaria de Segurança Pública, e do promotor de Justiça Everardo Yunes, da Comarca de Gandu.

Na localidade de Guaibim, em Valença, foram apreendidas as duas motocicletas, a caminhonete e cerca de R$ 2.000,00 com Rita das Graças Santos Silva, mulher do traficante Ednaldo Borges dos Santos. Considerado um dos líderes do tráfico na região, Ednaldo tem mandando de prisão em aberto e está sendo procurado pela polícia.

Em Gandu, as equipes comandadas pelo diretor do Departamento de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), delegado Hélio Jorge, e pela coordenadora da 5ª Coorpin (Coordenadoria Regional de Polícia), delegada Argimária Freitas Soares, prenderam Carlos André dos Santos, Marcos Queiroz Cariri (Marcos Doido), Moacir dos Reis Paixão, José Maria dos Santos Filho, Gérson Gorgônio dos Santos, Lucas de Jesus Sales, León Santos Santana, Marcos José dos Santos Barbosa, Valdenir Bispo dos Santos, Renivaldo Dias dos Santos e Osmar Silva de Santana.

Surpreendidos com um fardo de maconha, 148 pedras de crack, um revólver calibre 32 e duas espingardas, Reinaldo e Osmar foram autuados em flagrante pela delegada Argimária Soares, coordenadora da 5ª Coorpin. “A ‘Operação Jericó’ prossegue, visando a identificar e prender outros envolvidos com o tráfico no Baixo Sul”, ressaltou o delegado Hélio Jorge, destacando o apoio do Centro de Operações Especiais (COE) e das coordenadorias regionais de Santo Antônio de Jesus (4ª Coorpin), de Ilhéus (7ª Coorpin ) e de Itabuna (6ª Coorpin) nas diligências.