Estudantes em sala, integrados ao ambiente escolar e longe das drogas. O desafio constante de educadores, pais de alunos e dirigentes do setor – representados pela 6ª Diretoria Regional de Educação (Direc-Ilhéus) – encontra respaldo no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), reeditado, este ano, com o tema ‘Nossas Crianças Longe das Drogas’.

O lançamento, esta semana, teve a participação de representantes da sociedade civil organizada, no auditório do Ilhéus Praia Hotel. “A palavra-chave nas ações educativas atuais é participação. Por isso, a parceria entre PM e Direc-6 coloca esse grave tema na pauta do dia e, mais do que isso, executa ações efetivas para combate ao consumo e tráfico de drogas entre os jovens”, explicou o diretor Ednei Mendonça.

Oficiais da Polícia Militar comandaram a apresentação do Proerd à comunidade, com palestra e depoimentos. “Trabalhamos para tornar nossos jovens cidadãos dignos e felizes, no futuro, a partir do combate às drogas, no presente”, alertou o Major Adriano Costa.

Em Ilhéus, cerca de 1500 alunos já foram contemplados pelo programa educativo, como as adolescentes Karla Caroline e Divani Oliveira, que falaram ao público sobre o valor da prevenção, do apoio familiar e da ação solidária para ajudar amigos com problemas a ficar longe das drogas ou buscar ajuda para tratar o vício. O Tenente Edgard Cardoso, que tem a experiência com esse trabalho, na favela da ‘Cidade de Deus’, no Rio de Janeiro, destacou que “a parceria entre polícia e educadores é decisiva para mudar essa realidade, mas os pais de alunos também são conscientizados para melhor colaborar e proteger seus filhos da ação da rede organizada do tráfico”.