Um dos setores da economia baiana que vêm apresentando uma das maiores taxas de crescimento – em 2007 houve um incremento de 26% – a área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) ganha, nesta sexta-feira (7), um forte impulso para continuar seu ciclo de desenvolvimento. Durante um café da manhã, às 8h, no Hotel Fiesta, em Salvador, o Governo do Estado, em parceria com o Sebrae-Ba, promove o evento “Repactuação da Governança e assinatura do acordo de resultado do Arranjo Produtivo Local (APL) de TI”.

Na oportunidade, acontecerá a apresentação e finalização da governança do APL de Tecnologia da Informação (TI). Também ocorrerá a apresentação da pesquisa Marketing Discovery Bahia Digital, um indicativo dos segmentos promissores do mercado brasileiro em que as empresas de TI da Bahia podem atuar.

Sem fins lucrativos, a governança desempenha um papel consultivo. Integrada por representantes dos governos estadual e municipal, de instituições públicas e privadas, além de associações de empresas que compõem o setor de TI, tem como objetivo promover o diagnóstico sobre os aspectos econômicos, sociais, de produção e produtividade envolvendo os serviços de TI no estado.

Graças ao fortalecimento do setor, que também ganhou uma maior visibilidade no mercado nacional e internacional, as empresas de TI na Bahia experimentaram um forte impulso em 2007. Atualmente, a Bahia constitui-se no estado mais desenvolvido da região Nordeste no setor de TI, respondendo por 96% da receita de manufatura e 38% de serviços, seguido por Pernambuco, que apesar de participar em apenas 2% da receita de manufatura, recolhe 31% da receita de serviços.

Assinam o acordo, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Ildes Ferreira, os dirigentes do Sebrae-BA, Paulo Manso e Edval Passos, a diretora-geral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, Dora Leal Rosa, o diretor do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Armando Neto e Camillo Teles, da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Softex.

Programa APLs

O Governo do Estado da Bahia está trabalhando com micro e pequenas empresas a partir dos Arranjos Produtivos Locais (APLs). Direcionado para impulsionar o desenvolvimento e a competitividade do setor empresarial, o programa é coordenado pela Secti, mantido em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e Sebrae/Ba.

“O Programa de Apoio Arranjos Produtivos Locais conta com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e representa um novo modelo de fomento à competitividade, tendo como objetivos atuar para o incremento da densidade da economia estadual, estimular a capacidade de inovação tecnológica das empresas e seu potencial de cooperação.

Os arranjos produtivos reúnem várias empresas, principalmente micro e pequenas, voltadas geralmente para uma mesma atividade produtiva, com vínculos de articulação e cooperação. O APL de Tecnologia da Informação se configura no conjunto de empresas de tecnologia da informação localizadas na Região Metropolitana de Salvador e Feira de Santana.

De acordo com o secretário Ildes Ferreira, essas empresas possuem um grande potencial para a formação de uma grande rede de empresas, organizadas para uma melhor articulação com o governo, associações, sindicatos, instituições de crédito, ensino e pesquisa.