As tarifas do transporte intermunicipal e metropolitano de passageiros serão reajustadas, a partir deste sábado (8). O índice de aumento do intermunicipal será de 9,3%, enquanto o metropolitano subirá 11,67%, para que o valor da passagem seja igual ao do sistema urbano. O reajuste foi autorizado pela Agência de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), através de resolução publicada, na edição desta quinta-feira (6), do Diário Oficial do Estado.

O diretor de Tarifas da Agerba, Alberto Mettig, informou que as tarifas dos sistemas intermunicipal e metropolitano estavam congeladas há 16 meses, quando ocorreu o aumento de 12,20%. “O último reajuste, portanto, foi superior ao índice estabelecido agora pela Agerba, que está abaixo também da média de reajuste de 10,58% aplicada em oito estados – Pernambuco, Rio Grande do Norte, Amazonas, Pará, Paraíba, Alagoas, São Paulo e Mato Grosso do Sul”, observou.

O índice de reajuste ficou abaixo também de indicadores como o salário mínimo, que em uma projeção de 16 meses subiria 13,38%, e do IGP-M, que ficou em 10,33% no mesmo período. Os principais itens que contribuíram para o reajuste da tarifa do intermunicipal foram pessoal (24,79%), pneus (18,88%) e custo de capital (17,50%). No metropolitano, esses itens subiram 11,90%, 24,26% e 35,44%, respectivamente, nos últimos 16 meses.

O governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Infra-estrutura (Seinfra), está promovendo a maior renovação de frota de ônibus já ocorrida na Bahia. No ano passado, foram adquiridos pelas empresas 330 novos veículos, de um total de 1.300 mil previstos até 2010, representando um investimento de R$ 450 milhões. Este ano, já foram comprados 80 novos ônibus, que em breve entrarão em circulação.