A Secretaria de Turismo (Setur) e a Bahiatursa definiram, nesta segunda-feira (10), a realização de um evento promocional em Hamburgo, na Alemanha, destinado a 60 pessoas, entre agentes de viagens, operadores de turismo da cidade e representantes da empresa de aviação TAP e a fábrica baiana de charutos Dannemann. Será no dia 29 de abril, das 18h30 às 21h, no Völkerkundemuseum Hamburg – Museu Etimológico de Hamburgo – com o patrocínio da Embratur, TAP Portugal, a Dannemann, a organização alemã Ruppert Brasil Reisen e a Bahiatursa. 

A programação foi viabilizada após reunião entre o secretário de Turismo, Domingos Leonelli, e o cônsul honorário do Brasil em Hamburgo, Lucas Meyer. A ênfase do evento será a promoção cultural da Bahia, apresentando aos alemães, o Centro Histórico de Salvador, as alternativas de Ecoturismo, na Chapada Diamantina, de Turismo Cultural, no Recôncavo (Cachoeira e São Félix) e da região de Maraú, com os atrativos de suas praias e o potencial do turismo náutico. 

A escolha das atrações culturais foi feita previamente para garantir a autenticidade e seriedade na apresentação da cultura baiana aos operadores e ao público em geral de Hamburgo, como explica Leonelli, afirmando que o workshop sobre a Bahia é uma “viagem por meio de ilhas de sensações”, onde serão mostrados vídeos e distribuídos folhetos sobre esses pólos turísticos. 

“O objetivo estratégico é consolidar o vôo, já existente, da TAP entre Hamburgo, Lisboa e Salvador, desenvolvendo ações para aumentar o percentual de ocupação de assentos. Hamburgo é um dos municípios mais avançados cultural e comercialmente da Alemanha, uma importante cidade portuária, com vínculos com a comunidade portuguesa e o Brasil”, enfatiza o secretário. 

Como a cidade tradicionalmente importa muitos produtos brasileiros, entre eles, os charutos da Dannemann, durante o evento uma charuteira estará enrolando os charutos puros diante dos participantes.

O objetivo é atrair mais turistas alemães à Bahia, fazendo com que permaneçam mais tempo e gerem mais divisas ao Estado, chamando a atenção, no workshop para os produtos culturais baianos, como a música, artes plásticas, artesanato, arquitetura e a literatura, já bem conhecida graças à obra de Jorge Amado. 

A Alemanha é o quinto maior mercado emissor de turistas para o Brasil com mais de 300 mil visitantes, em 2005, e o sexto maior para a Bahia, depois da Argentina, Portugal, Espanha, Itália e Estados Unidos. Segundo dados da Embratur, em 2006 entraram via Bahia 17.564 turistas alemães. “Acreditamos que Hamburgo tem um grande potencial para ampliar o envio de turistas para a Bahia, o que será excelente porque o turista alemão permanece mais tempo viajando e tem um elevado poder aquisitivo”, argumenta o secretário.