Sete contratos no valor de R$ 27,5 milhões vão incrementar o turismo baiano. Assinados entre o Governo do Estado e a Caixa Econômica Federal, os convênios vão beneficiar 13 regiões turísticas da Bahia. Cidades como Lençóis e Porto Seguro vão ganhar um serviço de atendimento ao turista. Sinalização especial para orientar os visitantes também será instalado em Mata de São João, no Litoral Norte, onde será construído, ainda, um Centro de Formação Profissional em Turismo.

A orla de Salvador também foi incluída nos investimentos e vai ganhar obras de infra-estrutura urbana, no trecho que vai de Amaralina até o Aeroclube, na Boca do Rio. Dois andares do Centro de Convenções da capital baiana também vão ser climatizados, com a instalação de ar condicionado central e ventilação mecânica. Os contratos foram assinados nesta segunda-feira (31) durante solenidade na Governadoria, acompanhada por representantes do trade turístico e prefeitos dos municípios beneficiados.

“Mata de São João é um dos maiores destinos turísticos do estado e esses recursos chegam para nos ajudar a consolidar ainda mais esse título”, afirmou o prefeito do município, João Gualberto Vasconcelos. Para o governador Jaques Wagner, o turismo é um segmento que dá um bom retorno em relação à geração de emprego e renda. “Com os contratos, estamos preparando o estado para crescer ainda mais, principalmente naquilo que é a nossa maior preocupação: a inclusão social por meio do trabalho”.

Os acordos formalizam a liberação de recursos oriundos do Orçamento Geral da União, repassados pelo Ministério do Turismo, para investimentos em ações de apoio ao turismo na Bahia – são R$ 25 milhões do governo federal e contrapartida de 10% do Estado. “Os convênios sinalizam importantes aplicações em turismo, o que estamos fazendo desde 2007. Só no ano passado, nós captamos 12 novos vôos internacionais”, afirmou o secretário do Turismo, Domingos Leonelli.

Entre outras obras, estão previstos serviços de infra-estrutura turística para visitantes em Itacaré (com direito a central de informações, centro de educação ambiental e produção de artesanato com identidade regional), execução da primeira etapa das obras do atracadouro da Baía de Camamu e apoio a projetos de infra-estrutura turística em Lençóis, Porto Seguro, Maragojipe e cidades do Litoral Norte. Em diversos municípios das 13 zonas turísticas do estado, haverá ainda elaboração e execução de projetos de acessibilidade arquitetônica e urbanística, assim como implantação de ações de informações turísticas nos principais portões de entrada do estado.

Confira as 13 zonas turísticas beneficiadas com os recursos:

• Costa das Baleias (Alcobaça);
  • Costa do Cacau (Ilhéus e Itacaré);
  • Costa do Descobrimento (Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro);
  • Costa do Dendê (Cairú e Camamu);
  • Baía de Todos os Santos (Salvador, Vera Cruz, Itaparica, Saubara, São Francisco do Conde, Nazaré e Maragojipe);
  • Litoral Norte (Lauro de Freitas, Camaçari, Entre Rios e Mata de São João);
  • Circuito do Ouro (Rio de Contas);
  • Circuito do Diamante (Lençóis, Mucugê, Andaraí e Palmeiras);
  • Chapada Norte (Jacobina);
  • Lagos do São Francisco (Juazeiro e Paulo Afonso);
  • Caminhos do Oeste (Bom Jesus da Lapa, Correntina, Santa Maria da Vitória e São Feliz do Coribe);
  • Caminhos do Sertão (Euclides da Cunha);
  • Vale do Jiquiriçá (Amargosa);

Os municípios de Macaúbas, Vitória da Conquista e São Sebastião do Passé também vão ser beneficiados.