A Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb) concluiu a perfuração de 21 poços tubulares nas zonas rurais dos municípios de Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória e Guanambi, no sudoeste baiano. A obra foi realizado com recursos do Governo do Estado, no valor de R$ 236 mil.

A partir desses mananciais, a Cerb vai construir sistemas de abastecimento de água, constituídos de captação, adução, reservação e rede de distribuição. Segundo o presidente da companhia, Cícero de Carvalho Monteiro, a empresa atua utilizando a sua própria estrutura – técnicos especializados e equipamentos – na execução dos serviços e por meio de processos licitatórios para perfuração de poços e testes de bombeamento.

Todos os 26 territórios de identidade são atendidos pela empresa, tendo prioridade os situados na região do semi-árido. A linha básica do programa consiste no aproveitamento dos recursos hídricos subterrâneos, visando garantir o suprimento de água às populações carentes, dando infra-estrutura para o seu desenvolvimento econômico sustentável.

Localidades beneficiadas

Em Bom Jesus da Lapa – Alagadiço-Lagoa da Mata, Barriguda, o assentamento Bom Sucesso, Calumbi, Capoeira, Curral das Vargens-Cabeça do Boi, Lagoa dos Potros-Círculo do Padre, Marambaia, Morrão. Riachão de Baixo, Sambaíba, Sarandi-Barauninha, Tamburil, Vargem Bonita e Várzea da Onça.

Em Santa Maria da Vitória – Bem Bom, Caçuada, Cavalo Morto/Buraquinho, Mutum do macaco, Pedra Preta, e Mucambo/Juazeiro. Em Guanambi – Teiu-Brindes.