Mais de 100 servidores estaduais se reúnem nesta quinta-feira (3), às 14h, na Fundação Luis Eduardo Magalhães, para debater o Programa da Qualidade do Gasto Público (Compromisso Bahia) e definir estratégias para melhor aplicação de recursos públicos. Participam dos debates servidores da administração indireta estadual, que serão interlocutores de suas unidades junto ao Escritório da Qualidade do Gasto Público, sistema responsável por monitorar as ações e resultados do Compromisso Bahia.

Serão apresentadas as diretrizes do programa que objetiva disciplinar a aplicação dos recursos disponíveis e ampliar o leque de investimento em áreas finalísticas, como Educação, Saúde e Segurança.

Localizado na Secretaria da Administração do Estado (Saeb), o Escritório da Qualidade do Gasto Público trabalha no acompanhamento das ações de governo, pactuadas através dos Protocolos de Intenções, monitorando os gastos realizados pelos órgãos.

Criado pelo Decreto nº 10.655/2007, o escritório tem o objetivo de acompanhar a atuação de cada secretaria dentro do programa Compromisso Bahia, cuja meta é economizar R$ 490 milhões até 2010. Somente no ano passado, o programa registrou economia da ordem dos R$ 79,7 milhões em ações de combate ao desperdício nas áreas de custeio, licitações e folha de pessoal.