LOCAL: Auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), CAB.
DATA: 15.04.08 (terça-feira)
HORÁRIO: 8h

O QUE É: Lançamento do III Congresso Brasileiro de Mamona (CBM).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

LANÇAMENTO: Apresentará a importância da realização do CBM frente à proposta do governo federal em mudar a matriz energética do país, com aumentos gradativos do biocombustível, em substituição aos derivados de petróleo. A mamona é reconhecida como uma das culturas mais versáteis, rentáveis e promissoras na indústria química e de biocombustíveis. A Bahia foi escolhida como sede do evento por se destacar no agronegócio da oleaginosa como maior produtor nacional e possuir as principais indústrias de extração e transformação do óleo, sendo expoente também no setor industrial. Fazem parte da programação do lançamento a apresentação de um vídeo sobre os impactos e as expectativas do congresso, uma palestra com discussões técnico-cientificas e um café da manhã. 

CONGRESSO: Ocorrerá entre os dias 4 a 7 de agosto, no Bahia Othon Palace Hotel. É promovido pelo o governo baiano, por meio da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), e pelo Centro Nacional de Pesquisa em Algodão (CNPA), autarquia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Abordará a temática “Energia e Ricinoquímica”, com o objetivo de apresentar os avanços tecnológicos nessas áreas, bem como incentivar o desenvolvimento do agronegócio da mamona no Brasil. A iniciativa se constituirá num fórum de discussões, reunindo especialistas nacionais e internacionais, e contará com mesas redondas, apresentação de painéis, mini-cursos, apresentação oral de trabalhos técnicos e científicos, demonstração de máquinas, lançamento de livro e de cultivares. Na oportunidade, serão promovidas conferências sobre “O biodiesel como elemento de sustentabilidade energética”, “Fortalecimento da agricultura familiar na cadeia produtiva da mamona” e “A mamona no contexto do Brasil e do mundo”.

PARTICIPANTES: O governador em exercício, Marcelo Nilo, presidente da Assembléia Legislativa da Bahia (Alba), o secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), Geraldo Simões, o chefe do CNPA, Napoleão Beltrão, superintendentes dos Bancos do Nordeste e do Brasil, além de representantes da Petróleo Brasileiro S/A (Petrobras), do Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (Sebrae), Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), dentre outros.