O Governo do Estado vai implantar escolas de inclusão digital para formar 30 mil alunos em informática e inglês. O anúncio foi feito pelo governador Jaques Wagner, ao autorizar, nesta terça-feira (8) uma série de ações em Feira de Santana. Segundo Wagner, existem atualmente no Brasil mais de 100 mil vagas abertas na área de informática, que não são preenchidas por falta de capacitação.

Na recente viagem que fez aos Estados Unidos, Jaques Wagner conheceu escolas de informática e quer trazer o modelo para a Bahia, a fim de reduzir o índice de exclusão digital no estado. Hoje, a Bahia ocupa o 20º lugar em inclusão digital no Brasil.

No começo da tarde, no Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana, Wagner autorizou Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) a implantar 22 novos Centros Digitais de Cidadania (CDCs), unidades do Programa Cidadania Digital do Governo do Estado. “Os CDCs vão permitir que os jovens se insiram socialmente e não apenas digitalmente. Os programas de informática são fundamentais para que a juventude tenha acesso á capacitação para o trabalho e também às mais diversas informações”, observou o governador.

Já o secretário estadual de CT&I, Ildes Ferreira, ressaltou que o número de CDCs no Estado – 364, atualmente – será triplicado até o final do ano. “O nosso foco é a inclusão sociodigital para capacitar as comunidades para o mercado de trabalho, respeitando sempre as peculiaridades e a vocação profissional das diversas regiões da Bahia”, destacou Ferreira.

Segurança

Ainda em Feira de Santana, o governador Jaques Wagner anunciou investimentos em esgotamento sanitário e num sistema integrado de abastecimento de água. Já o centro da cidade ficará bem mais seguro com a instalação de oito câmeras eletrônicas, outra ação anunciada por Wagner. As câmeras vão monitorar o eixo principal da Avenida Getúlio Vargas, como as Avenidas Senhor dos Passos, Maria Quitéria, João Durval, Avenida Sampaio e as Ruas Conselheiro Franco, Sales Barbosa e J.J Seabra.

A implantação do Sistema Experimental de Vigilância Eletrônica é fruto de um convênio entre a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Ainda na área de segurança, Jaques Wagner informou que Feira de Santana ganhará mais 45 viaturas policiais, sendo 30 da Polícia Militar e 15 da Civil.

O Sistema vai funcionar em caráter experimental, com o acompanhamento de resultados. A idéia é combater e coibir crimes como furtos e roubos praticados por menores, assaltos, além de seqüestros relâmpagos no centro da cidade. Outro objetivo é deslocar para a periferia boa parte das viaturas policiais que hoje atuam no centro de Feira de Santana, que continuará sendo vigiado por policiais em motocicletas e por duplas de soldados.

Cruz das Almas

De Feira de Santana a comitiva do governador seguiu para Cruz das Almas, onde, na praça Senador Temístocles, no centro da cidade, Wagner inaugurou 70 unidades habitacionais e anunciou a implantação de um Centro Vocacional Tecnológico Territorial (CVTT), dois Centros Digitais de Cidadania, obras de esgotamento sanitário além da ampliação do sistema integrado de abastecimento de água.

O CVTT será um espaço onde a capacitação profissional estará aliada à pesquisa e à extensão tecnológica. Terá foco na alfabetização digital e universalização do uso da informação em larga escala, contribuindo para elevar a base cientifica da população e a capacitação tecnológica e profissional de jovens e adultos, proporcionando-lhes oportunidades de melhoria da qualidade de vida.

O primeiro CVTT foi inaugurado em dezembro do ano passado, em Feira de Santana. Denominado de Áureo Filho ele está funcionando nas dependências do Centro de Educação Tecnológica da Bahia (Ceteb), no bairro da Santa Mônica, graças a uma parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT).

No total, a Bahia vai receber 37 CVTTs, cada um ligado à vocação do território instalado, como turismo e tecnologia da informação e comunicação, dentre outros. Em Cruz das Almas, o foco será na fruticultura. O investimento do Governo do Estado para este centro é de R$ 600 mil. A unidade contará com laboratórios de fruticultura, inclusão digital, sala de videoconferência, uma incubadora de empresas e uma biblioteca multimídia, com acervo de livros, revistas, CD-ROM, e vídeos.