O mecânico Walter José da Conceição, 60 anos, acordou cedo na manhã deste sábado (5) para tirar a segunda via da carteira de identidade sem precisar gastar nenhum centavo. Ele foi um dos mais de 10 mil moradores do bairro de Cajazeiras, em Salvador, que participaram de mais um dia de atividades voltadas à comunidade do Programa Você Cidadão. “Uma iniciativa muito importante, sobretudo às pessoas de baixa renda”, completa o mecânico.

Sob coordenação da Secretaria Estadual da Administração, o programa reuniu cerca de 120 serviços de diversos órgãos públicos das esferas federal, estadual e municipal, além de parceiros da iniciativa privada. “Em apenas um dia, foram emitidos milhares de documentos como Carteira de Identidade (1.000), Carteira de Trabalho (250) e CPF (80). Também foram realizados atendimentos e consultas médicas, em especialidades como ginecologia, exames de diabetes, visão e higiene bucal e distribuídas cinco mil porções de sopa”, informa o secretário da Administração, Manoel Vitório.

A comerciária Rosimeire Mota, 33, aproveitou a manhã ensolarada do sábado para cuidar do cabelo em um estande que contou com uma equipe de 10 profissionais especializados. “Quero mudar o visual e ficar mais bonita com o corte que vou dar no cabelo”. O pequeno Diogo Rocha dos Santos, de apenas cinco anos, trocou os cachos por um corte de cabelo no estilo ronaldinho.

Já Luciano Borges dos Santos, 22, se mostrou preocupado com as questões do dia-a-dia. O desempregado ficou atento às explicações de um agente de saúde sobre temas como prevenção de Aids e DST’s, planejamento familiar e ações de combate à dengue.

Na parte baixa do Campo da Pronaica, havia outros estandes com mais serviços. Em um dos boxes, crianças e adultos observavam atentos às noções de primeiros socorros apresentadas por equipes do Corpo de Bombeiros. Parques com brinquedos como pula-pula e quadra de vôlei divertiam os pequenos enquanto os maiores relaxavam em uma sessão de massoterapia.

Durante a programação, dezenas de jovens com idade entre 17 e 25 anos também aproveitaram para fazer o alistamento militar em estandes do Exército, Marinha e Aeronáutica.

No palco, o repentista e poeta da literatura de cordel, Bule-bule entoava alguns versos. Além do artista, diversos grupos culturais da comunidade também se apresentaram para os presentes.