Na semana que antecede o Dia das Mães, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) dá inicio a uma operação para fiscalizar materiais têxteis, eletrodomésticos e mamadeiras. A Operação Dia das Mães acontece entre 5 e 9 de maio. Nesse período, os fiscais do Ibametro de Salvador e do interior da Bahia visitarão as lojas, para garantir a segurança dos consumidores e verificar se os produtos estão de acordo com as normas do Inmetro.

A fiscalização vai ser mais rigorosa com os artigos têxteis, como roupas infantis, femininas e masculinas, e com roupas de cama. As peças que fazem parte do vestuário infantil e vestuário íntimo, tanto feminino, como masculino, também serão inspecionadas pelos fiscais.

As etiquetas devem conter informações como o material de confecção da peça, modo de lavagem e modo de passar. Sendo detectada a falta de uma dessas exigências do Inmetro, a loja deve apresentar a nota fiscal e o produto pode ser interditado. A peça só poderá ser vendida quando as correções forem feitas.

As mamadeiras também são alvo das verificações a serem realizadas. Um objeto manuseado por crianças deve conter informações que sinalizem a idade adequada para fazer o seu uso, modo de conservação, lavagem e utilização, além da temperatura suportada e o tipo do material que é feita. Não sendo encontradas essas observações, serão tomados os devidos cuidados como apresentação de nota fiscal, acionamento dos fabricantes, retenção ou apreensão da peça.

O Ibametro realizou há pouco tempo a Operação Linha Branca, em que os eletrodomésticos passaram por rigorosa avaliação. Tendo em vista os bons resultados e o pouco tempo decorrido da ação, apenas as lojas situadas nos shopping centers passarão novamente pela fiscalização. O processo é o mesmo. Nas etiquetas serão verificadas se existe o nome do fabricante, a marca comercial do produto, o modelo, a letra que corresponde à eficiência energética e tempo máximo de conservação. Caso algum produto não possua alguma dessas exigências na etiqueta, o estabelecimento pode ser notificado. A operação faz parte do Plano Anual de Fiscalização do Inmetro e acontece em todo o país.