A necessidade da população participar do combate à dengue é o principal assunto do programa “Conversa com o governador” desta semana, que vai ao ar nesta terça-feira (8), no Portal da Comunicação do Governo do Estado (www.comunicacao.ba.gov.br/conversa), pelo telefone 0800 71 7328 e em diversas rádios da Bahia.

O governador se solidariza com o povo do Rio de Janeiro, onde a doença se manifesta com maior gravidade no país, e destaca que a Bahia enviou médicos para ajudar a minimizar o sofrimento da população carioca. “Vendo o que está acontecendo no Rio de Janeiro, é preciso que a população baiana também entre nessa luta. É fundamental que as pessoas entendam que para combater a dengue é preciso evitar a proliferação do mosquito”, conclama.

As ações do governo baiano são destacadas pelo governador: “Estamos contratando novos agentes de endemia; treinando equipes do Corpo de Bombeiros para trabalhar no combate, mas, fundamental é a prevenção. Estamos fazendo todo o trabalho de conscientização, mas essa luta não depende só dos governos federal, estadual e municipal”.

O governador afirma que o SUS, uma parceria dos governos federal, estaduais e municipais, é uma grande conquista do Brasil e por isso tem inaugurado Postos de Saúde da Família em diversos municípios, ampliando as equipes, melhorando e reequipando hospitais, entregando ambulâncias e investindo, este ano, no Samu 192 R$ 16 milhões e 700 mil, um aumento de 60% em relação ao ano passado.

Sobre as viagens ao exterior, o governador disse que são programadas para atrair novos investimentos e gerar emprego e renda. Em Miami (EUA), manteve encontro com empresários do setor de informática, que pode resultar, ainda este ano, em um programa de treinamento para jovens de 15 a 18 anos. Outro contato foi com a direção da empresa American Airlines, quando foi discutida a possibilidade do aumento do número de vôos dos Estados Unidos para Salvador.