Os municípios de Remanso e Casa Nova, no norte da Bahia, ganharam nesta sexta-feira (11) agências do Programa de Microcrédito do Estado da Bahia (CrediBahia). Nas duas localidades, os principais segmentos beneficiados com o programa serão os pequenos agricultores e criadores de ovinos e caprinos.

A expectativa do coordenador de Finanças e Microcrédito Solidário, Welito Mendes, que na solenidade representou o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, é que até o final do ano as duas agências fechem 570 contratos, num total de R$ 750 mil.

O CrediBahia é um programa do Governo do Estado operacionalizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), em parceria com o Sebrae e as prefeituras. Os principais clientes são os empreendedores que já desenvolvam atividades nas áreas de produção, comércio ou prestação de serviços.

O microcrédito financia investimentos fixos para aquisição ou conserto de máquinas ou equipamentos novos ou usados, reforma ou ampliação de instalações físicas, capital de giro para compra de mercadorias e matérias-primas e investimentos mistos com capital de giro associado.

As principais vantagens do CrediBahia são os menores juros de mercado – de 1,8%, podendo chegar a 1,5% se o empréstimo for pago sem atraso -, renovação rápida, possibilidade de aumento de valor, de acordo com a necessidade e conforme a capacidade de pagamento do empreendimento.

O Programa conta com 146 agências em 145 municípios localizados nas mais diversas regiões da Bahia. Foram beneficiados mais de 21 mil empreendedores e liberados mais de R$ 44 milhões.