A camerata Quinteto de Metais da Bahia volta a se apresentar, nesta quinta-feira (24), às 15h30, no Lar Franciscano, Saúde. No dia seguinte será a vez do grupo Quadro Solar mostrar o seu trabalho, às 16h, no Colégio Manoel Novaes, Canela. As Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia têm a proposta de divulgar a música erudita no estado, levando-a a públicos diversos e carentes deste tipo de música, em locais onde seria difícil a presença da Osba, democratizando o acesso à música erudita e popular e contribuindo para a formação de novas platéias.

O Quinteto de Metais da Bahia tem uma formação tradicional, com dois trompetistas, um trompista, um trombonista e um tubista, seus integrantes se encontram entre os principais músicos da Osba, com larga experiência na música de câmara e como solistas. Compositores como Victor Edwald, Malcolm Arnold, Eugene Bozza, Oskar Bohme, Lindembergue Cardoso, Alfredo Moura, José Urcisino da Silva e Osvaldo Lacerda fazem parte do repertório do grupo.

Tocar os Quartetos para flauta e cordas de A .W. Mozart e explorar o repertório para essa formação foi o que motivou a criação do Quadro Solar, fundado em 2001 e composto por Andréa Bandeira (flauta), Mário Gonçalves (violino), Alexander Cichilov (viola) e Cândida Lobão (violoncelo). Seus integrantes também são músicos da Osba e têm em seus currículos experiência em diferentes trabalhos de câmara e como solistas. O grupo se apresentou em alguns projetos como Porque Hoje é Sábado e o Tocarte, e no X Festival de Música Instrumental da Bahia.