O Instituto Itaú Cultural apresenta a série Cinco sobre Cinco Documentários, resultado da quinta edição do programa Rumos do Cinema e Vídeo. Nos filmes de André Costa, Camilo Cavalcante e Cláudio Assis, Maya Da-Rin e Miriam Chnaiderman, o cinéfilo encontra abordagens sobre cidade, infância, fronteiras amazônicas, migrações e memória, em imagens como caleidoscópio da contemporaneidade brasileira.

Nesta edição foi concedido um prêmio especial ao projeto Diário de Sintra, de Paula Gaitán, documentário que se estrutura com base em registros pessoais do cotidiano de Glauber Rocha na cidade portuguesa onde morou com sua mulher Paula Gaitán e seus dois filhos Eryk Rocha e Ava Rocha, em 1981, período muito próximo à sua morte.

Em Salvador, os filmes serão exibidos, com entrada gratuita, por intermédio de uma parceria com a Diretoria de Audiovisual (Dimas) da Fundação Cultural do Estado, de 11 a 17 deste mês, às 20h, com exceção do dia 16, quando a sessão das 20h é tradicionalmente dedicada ao projeto Quartas Baianas.