A edição 2008 do Quarta que Dança será lançada no dia 30, às 19h, na Sala do Coro do TCA. O projeto traz resultados do primeiro edital lançado este ano pela Fundação Cultural do Estado. Para difundir a dança em suas variadas vertentes, estimulando a produção artística e a formação de platéia, o Quarta que Dança realiza apresentações a preços populares e oficinas gratuitas. A abertura oficial do projeto acontece num coquetel para convidados e marca o encerramento das atividades da Agendançabril.

Em seus 10 anos, o Quarta que Dança premiou 137 projetos. Na edição 2008, foram selecionadas 17 das 80 propostas inscritas, que este ano alcançaram um nível inédito de participação de grupos do interior, com um total de 13 propostas. Esse número representa um crescimento na participação de artistas de outros municípios no projeto, justificado pelo incentivo oferecido pela Fundação Cultural através de auxílio-transporte e hospedagem.

Outra novidade da edição deste ano é a criação da categoria Intervenções Urbanas de Dança ou Apresentações de Dança de Rua, cujas realizações acontecerão em ruas e praças públicas. Essa categoria premiou cinco projetos, enquanto as já existentes, Espetáculos de Dança e Processos de Criação em Dança, tiveram oito e quatro propostas, respectivamente.

As apresentações selecionadas na categoria Espetáculos de Dança foram Dois Gumes, Palafitas, Slices 1, 3 e 7, Vozes d’África, Vire ao Contrário, Inbox, Organograma Plano e Sociedade Anônima. Na categoria Intervenções Urbanas de Dança ou Apresentações de Dança de Rua, foram selecionadas as propostas IntransInto, Brucutu, Barroc.inha, Independente de Rua e Outdoors. E na categoria Processos de Criação em Dança, foram escolhidas as apresentações Partes Sem Roteiro, Corpo Automatizado, Estudo para Cabide e Ciclo de Círculos.

As apresentações começam no dia 7 de maio, com ingressos a R$ 2, sempre às 19h, na Sala do Coro do TCA.