Em fevereiro deste ano, a atividade econômica na capital baiana expandiu 5,7% na comparação com o mesmo mês de 2007, de acordo com o Indicador de Movimentação Econômica (Imec), medido pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), órgão da Secretaria do Planejamento do Estado.

Em janeiro, o crescimento havia sido de 9,0%. “Se, na comparação com fevereiro, a atividade econômica mantém expansão, na comparação com janeiro último, observamos uma pequena retração de 0,82. Dessa forma, os indicadores mensais apontam para uma pequena desaceleração na atividade econômica, em Salvador, no mês fevereiro”, explica o analista técnico da SEI, João Paulo Santos.

A leve desaceleração na movimentação econômica é revelada também pelos indicadores de longo prazo. No indicador acumulado do ano, o Imec fechou em 7,5%, em fevereiro, contra 9,3%, em janeiro.

Já no acumulado dos últimos doze meses, houve queda de 0.9 ponto percentual, entre janeiro de fevereiro de 2008, com índice passando de 7,7% para 6,8%, respectivamente. “Nas duas avaliações, a linha de tendência traçada é de desaceleração das atividades, que são termômetro da economia”, enfatiza.

O desaquecimento medido pelo Imec/SEI é confirmado pelo leve aumento da taxa de desemprego na Região Metropolitana de Salvador que, segundo dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), passou de 19,8%, em janeiro, para 20,9%, em fevereiro.