O início das atividades do Programa de Mestrado em História Regional e Local, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), será marcado por uma verdadeira aula sobre a formação cultural, histórica e social do Brasil.

Com o tema Aspectos físicos e humanos da relação Portugal, África e Brasil, a conferência de abertura do semestre letivo será realizada pelo professor Fernando Rebelo, ex-reitor da Universidade de Coimbra (UC), de Portugal.

O evento acontece nesta segunda-feira (14), às 14h, no Auditório Milton Santos, do Departamento de Ciências Humanas do Campus V, em Santo Antonio de Jesus. O encontro é aberto a professores, estudantes e toda a comunidade interessada no tema: A universidade portuguesa é uma das mais respeitadas no mundo.

Sua criação data de 1290, no século XIII. Ao longo de sua trajetória, a UC se tornou uma referencia no país, pelas suas importantes contribuições para a história de Portugal, e também em todo o mundo, pelo desenvolvimento do conhecimento em diversas áreas.

Outra palestra que integra os eventos de cooperação acontece no auditório do Departamento de Ciências da Vida (DCV), no Campus I, em Salvador, dia 15 de abril. Na ocasião a professora Maria de Lourdes Rebelo, também titular da UC, falará para estudantes e profissionais de farmácia sobre Proteção Solar: Prevenção de riscos na saúde da pele.

Também em Salvador acontece uma reunião entre os professores portugueses e gestores da UNEB para avaliar a implantação de um programa de intercâmbio entre as universidades. O encontro acontece às 14h30, na reitoria.

Mais informações no site www.uneb.br