Os estudantes atenderam ao chamado da Secretaria Estadual da Educação (SEC) e também abraçaram a causa no combate a dengue. Com faixas, cartazes e distribuindo panfletos informativos, mais de sete mil estudantes, de acordo estimativas da Polícia Militar, ganharam às ruas do centro da cidade, nesta quarta-feira (30), chamando a atenção da população para a necessidade de se prevenir contra o mosquito transmissor da doença.

A caminhada, que marcou o Dia D da Educação no combate à dengue, contou com a participação de mais de 30 escolas da rede estadual e 250 alunos da rede municipal. A proposta é que eles também possam servir de agentes multiplicadores na mobilização de combate ao Aedes Aegypti.

Animada pela banda do Colégio da Polícia Militar e por fanfarras dos colégios da rede estadual como Duque de Caxias, Raphael Serravalle, Rubem Dário, nem mesmo a chuva que ameaçou cair desanimou os estudantes, que seguiram do Campo Grande à Praça Municipal.

A estudante do 2º ano do Colégio Estadual Manoel Novaes, Juliana Olivar, 16 anos, considera que os jovens podem funcionar como peça chave nesse processo de conscientização. “Estamos servindo de exemplo para os outros. Sempre que posso estou informando sobre a importância de não se deixar acumular água parada. Se formos conscientes, nossos familiares também serão”, disse.

Para a titular da Diretoria Regional de Educação (Direc) 1B, Márcia Rejane Vivas, a caminhada integra um ciclo de atividades que as escolas realizarão até 30 de maio. “Serão ações educativas visando o combate à dengue. Esta caminhada é o nosso primeiro grande chamado das escolas para a comunidade”, informou.

Com o slogan Todos contra a Dengue: o que eu e a escola podemos fazer?, outras escolas também realizaram passeatas pela cidade. A ação integra as atividades da Secretaria Estadual da Educação (SEC) na campanha de governo Todos contra a Dengue, que vem mobilizando a sociedade para combater o mosquito no estado.

A orientação é que todas as 1.753 escolas da rede se mobilizem contra Aedes Aegypti. Em Mussurunga, os colégios estaduais Raul Sá, Padre Palmeira e Dirlene Mendonça percorreram as ruas do bairro. No Imbuí, as escolas saíram em caminhada pelo bairro junto com algumas escolas da Boca do Rio, contando com a participação das associações do bairro e grupos religiosos.

Já as unidades escolares de Itapuã, Bairro da Paz e região fizeram uma caminhada do antigo Casquinha de Siri em direção ao Abaeté. As manifestações se repetirão também na Liberdade, Cajazeiras V, Região Metropolitana de Salvador (RMS) e outros municípios do estado.

Elas visaram chamar a atenção da população da necessidade de um envolvimento pessoal e coletivo, no combate e controle da dengue. A proposta da Secretaria é mobilizar escolas particulares, municipais e entidades civis na mesma campanha que vai contar com cinco modalidades de ações, no âmbito da educação: passeata, faxinaço, conteúdos pedagógicos sobre a dengue e distribuição de material educativo. Depois das passeatas de hoje, a próxima ação de combate ao mosquito será o faxinaço, que acontece no dia 16 de abril.