Salvador vai sediar, até sexta-feira (25), o Encontro Regional dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos. O evento, aberto nesta quarta-feira (23), no Hotel Vitória Marina (Corredor da Vitória), reúne especialistas dos nove estados do Nordeste que vão debater e formular propostas de combate ao analfabetismo. As idéias serão levadas para a IVª Conferência Internacional de Educação de Adultos, que acontece em maio, no Brasil. O estado ainda não foi definido.

As discussões visam construir políticas estratégicas para fortalecimento da educação de jovens e adultos no Brasil e na Bahia. “Trabalhar nesse sentido faz parte de nosso compromisso em incluir socialmente essa camada da população que é marginalizada por não saber ler e escrever”, afirmou o secretário da Educação, Adeum Sauer.

Segundo ele, existem 2,075 milhões de pessoas analfabetas com idade igual ou superior a 15 anos na Bahia. Em municípios como Coronel João Sá, a taxa de analfabetismo é de mais de 50%. O secretário lembra que iniciativas como o Todos Pela Alfabetização (Topa), buscam mudar essa realidade e já apresentam bons resultados.

No Brasil, dados levantados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) de 2006, realizada pelo IBGE, apontam que a taxa de analfabetismo da população com 15 anos ou mais é de 10,2%.

Após a abertura no Vitória Marina, que contou com uma apresentação musical do Centro de Educação Profissional Pracatum, o evento prossegue até sexta no Hotel Vila Velha.