Como parte do Programa de Saúde Ocupacional, a Secretaria Estadual da Educação (SEC) realizou a videoconferência LER/Dort – Como Prevenir, nesta quinta-feira (24), no Instituto Anísio Teixeira (IAT). O objetivo foi de informar os servidores a respeito da doença e principalmente chamar a atenção para necessidade de prevenção.

A palestra da fisioterapeuta e especialista em Postura e Ginástica Laboral, Esperança Lino Mota, foi transmitida para 32 cidades-sede das Diretorias Regionais de Educação (Direcs), por meio da Rede Educação.

Conhecidas pela sigla LER/Dort, as lesões por esforço repetitivo, ou distúrbios osteomusculares, representam os maiores índices de casos de saúde do trabalhador. Entre os sintomas, estão dor, diminuição da força e uma sensação de peso nos braços. A doença ocupacional ocorre em função do ambiente de trabalho inadequado.

A especialista disse que é fundamental o trabalhador estar atento a alguns hábitos que podem trazer malefícios à saúde. Cuidar do corpo, fazer atividades físicas e alongamentos são algumas dicas que a especialista fornece para manter a saúde. Ela destacou a importância de um ambiente de trabalho adequado para que haja prevenção e afirmou que deve ser dada aos professores a oportunidade de informação, “pois muitos deles não têm conhecimento a respeito do adoecimento pelo trabalho”.

Professor da Escola Estadual Rotary, Bruno Teixeira se tornou freqüentador assíduo das palestras do Programa de Saúde Ocupacional. Ele declarou que as conferências são fundamentais para adquirir conhecimentos “e poder multiplicar para os colegas o que aprendemos”.