As Diretorias Regionais de Educação do Estado (Direc) vão contar com uma melhor infra-estrutura para atuarem junto às escolas. Nesta sexta-feira (4), o secretário estadual da Educação, Adeum Sauer, entregará, às 9h, no pátio do prédio da SEC, 12 caminhonetes Ranger, 12 condicionadores de ar, 12 fornos micro-ondas, 36 impressoras, 12 aparelhos de fax-simile, 12 máquinas digitais e 24 computadores para 12 das 33 Direc. As demais receberão o mesmo kit até o final do mês.

A ação integra uma política da secretaria de reestruturação das Direc no intuito de que percam o papel meramente burocrático, atuando de forma mais incisiva nas escolas. “No nosso trabalho, a diretoria tem importância fundamental. Não concebemos que seja possível realizá-lo sem o apoio das Direc, que são a principal ponte de intermediação entre as escolas e o órgão central”, enfatiza Sauer. Serão contempladas, nessa primeira etapa, as Direc 1B, em Salvador, e as dos municípios de Alagoinhas, Juazeiro, Itabuna, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Ibotirama, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Seabra e Amargosa.

A nova política da SEC para as Direc inclui ainda descentralização dos recursos financeiros, visando proporcionar maior autonomia às diretorias regionais. Para isso, elas deverão elaborar um planejamento financeiro trimestral.
Sauer afirma que esse é mais um dos passos dados no sentido de promover uma gestão descentralizada, em rede, e com efetividade social.