O Núcleo de Educação Especial (Nede) da Uneb iniciou, no dia 5 deste mês, curso de aperfeiçoamento à distância para formar professores de Educação Inclusiva, especializados no atendimento a estudantes com deficiência visual.
Cerca de 450 docentes de seis municípios brasileiros, localizados nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste, terão aulas até outubro. A iniciativa é resultado de um convênio firmado entre o Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (FNDE).

A modalidade à distância tem o propósito de facilitar o alcance do objetivo proposto, que é aprofundar conhecimentos para que o educador possa melhor trabalhar com a deficiência visual na sala de aula.

As principais ações acontecem no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, permitindo aos professores o acesso a chats, diário reflexivo, fóruns de discussão, seminários temáticos e videoconferências.

A equipe do projeto conta com dois professores com deficiência visual e, por isso, a organização está buscando adaptar o Moodle, modificação que permitirá às pessoas com deficiência navegar no ambiente.

De acordo com a grade curricular, os professores aprenderão a trabalhar com o soroban (ábaco japonês) e com braile. No final do curso, vão receber um certificado expedido pela Uneb, com o apoio e reconhecimento do MEC. Mais informações no site www.uneb.br.