Raul Rodrigues
Redação/Agecom

O município de Cruz das Almas, a 146 quilômetros de Salvador, vai receber a maior obra de saneamento do Recôncavo e ter o seu sistema de abastecimento de água ampliado. As duas iniciativas juntas vão custar mais de R$ 42 milhões, recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e beneficiar os 45 mil habitantes da cidade.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (8), em Cruz das Almas, pelo governador Jaques Wagner. O governador assinou, também, convênios para a implantação de dois Centros de Cidadania Digital (CDC), do Centro Vocacional Tecnológico Territorial (CVTT), construção de 70 casas populares, prestação de assistência técnica para projetos de regularização fundiária e entregou a pavimentação em bairros do município.

O comerciante Davi Pereira, 60 anos, tem seis filhos. Nativo da cidade, ele sabe das dificuldades que já passou por causa da falta de sistema de esgoto. “Quando chove a água sobe, tem casa que alaga e fica um cheiro muito ruim, de fossa. Agora, com certeza isso vai acabar”, comemorou.

A dona de casa Maria de Jesus dos Santos, 36 anos, é mãe de cinco filhos e também está contente, mas é com a ampliação do sistema de abastecimento de água. “Minha família é grande e depende de cisterna para tudo. Para cozinhar, lavar roupas, limpar a casa. Agora, vou ter garantia de água em casa e de boa qualidade”, disse.

Baía de Todos os Santos

Wagner lembrou que a obra de saneamento terá, também, uma grande importância ambiental, além de melhorar a vida dos moradores de Cruz das Almas. “Com o saneamento, estamos despoluindo o rio Paraguaçu e, conseqüentemente, a Baía de Todos os Santos, prevenindo o acontecimento de fenômenos como a recente maré vermelha”, lembrou.

Para isso, o sistema de esgoto vai contar com 115,7 mil metros de rede coletora, 7,488 mil metros de interceptores, 5 estações elevatórias, 216 metros de linha de recalque e uma estação de tratamento. Já o sistema de abastecimento ampliado será composto por 7,3 mil ligações intradomiciliares, 2 estações elevatórias, 8,2 mil metros de adutora, 2 reservatórios, 55,8 mil metros de rede de distribuição e mais de 3 mil metros de ligações domiciliares.