*Matéria publicada às 17h00

*Atualizada às 19h00

Para dar a luz ao segundo filho, em um hospital de Salvador, a dona-de-casa Maria de Almeida Sena, 34 anos, precisou fretar um carro que serviu de ambulância. A ‘corrida’ estipulada em R$ 25 foi considerada cara por dona Maria, que tem uma renda de apenas um salário mínimo mensal. Na ocasião, o município de Candeias, a 50 quilômetros da capital, contava apenas com dois veículos simples para atendimento, que não cobriam a zona rural e os pequenos distritos.

A partir desta segunda-feira (28), Maria de Almeida Sena e os cerca de 80 mil moradores da cidade passam a contar com três ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), que executarão procedimentos básicos e de alta complexidade. O governador em exercício, Marcelo Nilo, inaugurou, ainda, a nova sede da Companhia Independente da Polícia Militar, que vai abranger Candeias e os municípios de Madre de Deus, São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé.

Com as três ambulâncias entregues em Candeias, a cobertura do Samu 192 na Região Metropolitana de Salvador (RMS) chega perto da totalidade, ou o equivalente a 3,5 milhões de pessoas, segundo estimativa da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). O custeio do serviço é compartilhado pelos governos federal (50%), estadual (30%) e municipais (20%).

O secretário da Saúde, Jorge Solla, ressaltou que, apenas em 2008, o Estado deu um salto para o atendimento de 44% da população baiana, com a aquisição das 54 novas ambulâncias, o que representou um investimento de R$ 5,5 milhões.

“Em 16 meses, saldamos a maior parte das dívidas que a Saúde da Bahia possuía, estimada em R$ 206 milhões, revertemos os déficits de equipamentos e recursos humanos e hoje a rede estadual conta com 37 unidades hospitalares em processo de reforma, ampliação e construção. Além disso, já anunciamos a implantação do hospital do Subúrbio Ferroviário de Salvador e da Criança, em Feira de Santana”.

Para o governador em exercício, Marcelo Nilo, o Samu 192 não é somente um serviço que conduz os pacientes para as unidades hospitalares. “É uma feliz iniciativa que ajuda a salvar milhares de vidas e que com certeza vai ser muito útil à população do interior da Bahia”.

Autoridades locais como a prefeita do município, Maria Célia Ramos e o deputado estadual Junior Magalhães ressaltaram a importância do trabalho em conjunto feito pelas esferas de governo. “Quando a União, o Estado e a Prefeitura se juntam, a população acaba sendo a maior beneficiada”, destaca o parlamentar.

Segurança

A nova sede da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar de Candeias (C.I.P.M) vai atender aos moradores da cidade e também de Madre de Deus, São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé. “A unidade conta com uma moderna infra-estrutura e é dotada de sala de radiotransmissão, refeitórios, alojamentos para oficiais e praças, oferecendo todas as condições de conforto para que os policiais garantam a segurança da população”, enfatiza o comandante-geral da PM, coronel Jorge Santana.

Maria das Graças dos Santos, 40, que é proprietária de uma pequena barraca de lanches aprova a iniciativa. Para ela, ter a polícia por perto é sempre mais seguro.

O secretário da Segurança Pública, César Nunes, pontuou que o Estado tem trabalhado para reduzir os índices de violência na Bahia. “Saímos do primeiro lugar no ranking de maior número de assaltos a bancos no país, medido em 2005, e também reduzimos significativamente as ocorrências de latrocínio (roubo seguido de morte). Vamos trabalhar exaustivamente na área de inteligência policial para reduzir o número de homicídios que hoje é a nossa maior preocupação”, enfatizou.